Democracia em Risco: Manifestação em Goiânia protesta contra PEC da Blindagem e Anistia
Goiânia foi palco de um ato público em defesa da democracia, que reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos. A manifestação, que aconteceu na Praça Universitária, protestou contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei que busca anistiar os envolvidos nos ataques às instituições democráticas em 8 de janeiro. A mobilização em Goiânia integrou uma série de protestos em 33 cidades do país.
Os manifestantes, que classificam a medida como “PEC da Bandidagem”, criticam o texto que já foi aprovado na Câmara e agora tramita no Senado. Para os críticos, a proposta, que dificulta a abertura de processos e prisões de parlamentares, transforma o mandato em um “escudo contra a Justiça”.
A voz das ruas e o futuro da democracia
Entidades como o Sintfesp, Adufg-Sindicato e Sindsaúde confirmaram a participação no ato. O Sintfesp, em nota, afirmou que a aprovação da PEC significará “blindagem para corruptos, fortalecimento do crime organizado e a destruição da democracia”.
A manifestação também se posicionou contra a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em um claro recado ao Congresso Nacional. A mobilização demonstra a preocupação da sociedade civil com medidas que podem enfraquecer o sistema de justiça e a democracia no país.
Publicar comentário