Caiado encurta distância para Lula e ganha força como nome da direita em 2026
Uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), vem ganhando espaço na disputa presidencial de 2026, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) registra queda de desempenho. O cenário aponta que a perda de fôlego de Tarcísio pode abrir caminho para que Caiado assuma o protagonismo no campo da direita.
No levantamento simulado de segundo turno, Caiado aparece com 33% das intenções de voto, contra 42% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A diferença de 9 pontos é a menor já registrada entre os dois nomes desde o início da série histórica da Quaest. Para efeito de comparação, em dezembro de 2024, Lula liderava com folga: 54% contra apenas 20% do goiano — uma vantagem de 34 pontos.
Desde então, Caiado vem reduzindo sistematicamente essa diferença. Em janeiro, a distância caiu para 19 pontos (45% a 26%); em março, foi para 14 pontos (44% a 30%); em maio, ficou em 10 pontos (44% a 34%); e agora, chega aos 9 pontos atuais. O desempenho constante de Caiado contrasta com a estagnação ou recuo de outros nomes da direita.
Já Tarcísio de Freitas, que em maio aparecia tecnicamente empatado com Lula (40% a 41%), agora soma apenas 37% das intenções de voto, enquanto o petista mantém os 41%. A queda de três pontos do governador paulista ocorre em meio ao desgaste causado pela crise diplomática com os Estados Unidos, relacionada à guerra tarifária.
Entre os demais nomes testados pela pesquisa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Eduardo Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD) e Eduardo Leite (PSD) não apresentaram avanços significativos e, em alguns casos, ampliaram a desvantagem para Lula.
Com a trajetória de crescimento e a manutenção de sua base, Ronaldo Caiado passa a ser considerado o principal nome da direita a ameaçar a liderança de Lula no pleito de 2026.
Publicar comentário