Operação desarticula esquema de fraude em roubo de cargas e bloqueia R$ 65 milhões
Uma operação da Polícia Civil de Goiás desarticulou uma quadrilha suspeita de fraudar roubos de cargas para acionar seguros e revender mercadorias no mercado ilegal. Ao todo, foram cumpridos mais de 24 mandados de prisão, sendo nove em cidades goianas, além da apreensão de 82 veículos e o bloqueio judicial de R$ 65 milhões em bens dos investigados.
A ação foi coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) e teve alvos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Palmeiras de Goiás e Gouvelândia. Também houve mandados cumpridos no Espírito Santo. A polícia acredita que integrantes do grupo atuavam também em Minas Gerais e São Paulo.
Segundo a delegada Alessandra Alvarenga, os suspeitos simulavam roubos de caminhões com a colaboração dos motoristas, que depois registravam boletins de ocorrência forjados. As cargas desviadas eram armazenadas em depósitos e posteriormente revendidas. Em algumas fases do esquema, combustíveis e agrotóxicos eram os principais alvos.
As investigações começaram após a descoberta de três cargas, registradas como roubadas, em um galpão pertencente a um dos envolvidos. A partir desse ponto, a polícia rastreou toda a cadeia do grupo até chegar aos principais articuladores.
Um dos líderes do esquema já foi alvo de outras operações por tráfico de drogas e, segundo a polícia, teria transferido um avião usado no transporte de entorpecentes para um laranja. A organização também é suspeita de lavagem de dinheiro em grande escala.
Além dos mandados de prisão e apreensão, a operação resultou na coleta de celulares, documentos, máquinas de cartão e dinheiro em espécie, que serão periciados para aprofundar a apuração do caso.
Publicar comentário