Sino Vox Patris vira patrimônio cultural de Goiás
Maior sino que badala no mundo será instalado no novo Santuário de Trindade e foi reconhecido por lei como símbolo cultural e artístico do estado
O Vox Patris, considerado o maior sino em funcionamento do mundo, agora é oficialmente patrimônio cultural e artístico de Goiás. O reconhecimento foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (Alego). A Lei nº 23.455/2025 é de autoria dos deputados estaduais Dr. George Morais (PDT) e Cristiano Galindo (SD).
O sino, que chegou ao Brasil vindo da Polônia após uma jornada de quase dois meses — incluindo transporte marítimo e terrestre — foi recebido em Trindade no último domingo (1º) com missa e procissão de fiéis de várias partes do país. Ele será uma das principais atrações do novo Santuário do Divino Pai Eterno, na Região Metropolitana de Goiânia.
Atualmente, o Vox Patris está armazenado em estrutura provisória ao lado de dois sinos menores, São João e São Lucas, no canteiro de obras do santuário. Segundo o engenheiro José Flávio Peres, o sino principal ficará suspenso a 35 metros de altura em um campanário de 120 metros, que ainda está em construção.
O primeiro badalo oficial do Vox Patris está previsto para o dia 26 de junho, durante missa que marca o início da Romaria do Divino Pai Eterno, uma das maiores manifestações religiosas do país.
Publicar comentário